ASCO 2016

Qualidade de vida é destaque no maior congresso de oncologia do mundo

Desde quando fundei o Instituto Arte de Viver Bem, em 2009, venho defendendo a importância da qualidade de vida para pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Minha vivência, no atendimento de dezenas de mulheres com a doença, comprovou que àquelas que recebem apoio emocional, fazem uma atividade física, cuidam da alimentação  e mantêm cuidados diários com a autoestima respondem melhor ao tratamento médico. E os resultados, acreditem… São realmente incríveis!

Durante o Asco 2017, que é o maior congresso anual sobre oncologia do mundo, os pesquisadores e médicos discutiram a relação entre qualidade de vida e o tratamento bem-sucedido. Um dos projetos apresentados foi um programa online criado pela médica suíça, Viviane Hess, do Hospital Universitário de Basel. O site da médica, que recebeu o nome de Streame, se baseia em métodos de relaxamento, técnicas de meditação e planejamento das atividades, divididos em 8 módulos na internet. Este modelo online de tratamento paralelo ao convencional foi considerado extremamente benéfico pois, além de ser prático, ainda ajuda a quebrar a barreira que muitos pacientes apresentam quando o assunto é terapia.

O Asco é um congresso organizado todos os anos, no mês de junho,  pela  American Society of Clinical Oncology (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, conhecida popularmente como Asco) onde são apresentados os estudos mais avançados sobre o universo do câncer. Este ano, o encontro reuniu cerca de 40 mil profissionais de todo o mundo, em Chicago.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *